segunda-feira, 17 de abril de 2017

Memórias de Fotografias

Eu acho que as fotos são consideradas memórias, podem ser tristes ou alegres, mas uma pessoa acaba sempre por as ver e relembrar outros tempos, e pensar se era capaz de mudar tudo, ou se faria
a mesma coisa que tinha feito, bem, da maior parte que se lembrar. São essas fotos que nos marcam, quer sejam tiradas muitas vezes para ficar como queremos, ou as divertidas em que todos estão a fazer caretas. Pessoalmente eu gosto mais de tirar as que eu gosto de chamar espontâneas, que é quando as pessoas estão distraídas. A fotografia pode ser considerado um hobbie, ou uma profissão que se adequa as novas tecnologias, mas acho que nunca deixará se existir, caso isso acontece há-de ser triste e surreal.

Aqui vos deixo com o conceito de fotografia.

Conceito de fotografia:
A fotografia é o processo e a arte que permite registar e reproduzir, através de reacções químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura.

O princípio da câmara escura consiste em projectar a imagem que é captada por um pequeno orifício sobre a superfície. Desta forma, o tamanho da imagem é reduzido e pode aumentar a sua nitidez.

O armazenamento da imagem obtida pode realizar-se numa película sensível ou em sensores CCD e CMOS ou memórias digitais (no caso da chamada fotografia digital).

O daguerreótipo, inventado por Louis Daguerre em 1839, é considerado o precursor da fotografia moderna. Daguerre utilizava uma camada de nitrato de prata sobre uma base de cobre. O positivo era projectado em mercúrio e a imagem era fixada ao introduzir a placa numa solução de cloreto de sódio ou tiossulfato sódico diluído.

George Eastman foi um grande impulsor da fotografia quando, em 1888, apresentou a primeira máquina fotográfica Kodak com rolo de papel fotográfico. Esta técnica substituiu as placas de vidro. Outro passo importante teve lugar em 1948, com o lançamento da técnica Polaroid que permite revelar as fotos em apenas um minuto.

Hoje em dia, as fotografias costumam ser retocadas com software (por computador), que elimina imperfeições e realça as cores, por exemplo.

É importante ter em conta que, para além de ser utilizada com fins científicos, a fotografia passou a constituir-se como uma arte. As imagens tiradas pelos fotógrafos artísticos são exibidas em exposições e museus.

Sem comentários:

Enviar um comentário